Novo programa reduz filas do SUS com cirurgias em hospitais privados no Piauí

Programa do Ministério da Saúde prevê até 2,7 mil procedimentos por ano no estado.

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) passaram a ter acesso a cirurgias gratuitas em hospitais privados no Piauí. A medida faz parte do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, que busca diminuir a fila por procedimentos cirúrgicos em todo o país.

Os primeiros atendimentos já foram realizados no estado. Entre os pacientes está um homem de 64 anos, morador de José de Freitas, que aguardava há décadas por uma cirurgia no joelho. O procedimento foi feito em um hospital privado após encaminhamento pelo SUS.

  
Cirurgias do SUS passam a ser feitas em hospitais privados no Piauí Ascom/Gov PI
 
 
Para participar do programa, as unidades privadas precisam manifestar interesse e informar quais serviços podem oferecer. O Ministério da Saúde avalia a estrutura técnica e a capacidade de atendimento antes de autorizar a inclusão dos hospitais na iniciativa.

No Piauí, duas unidades hospitalares privadas devem realizar cerca de 2,7 mil procedimentos por ano, incluindo cirurgias ortopédicas, retirada de vesícula, correção de hérnia, tratamento de cálculos renais, próteses no quadril, vasectomia e cirurgias ligadas à investigação de câncer. Outros estados também já aderiram ao programa.