O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) revelou um preocupante aumento no número de mortes por dengue no estado. Nos primeiros cinco meses deste ano, 11 óbitos foram registrados, quase três vezes mais que os quatro contabilizados em todo o ano de 2023. Embora tenha circulado a informação de um novo óbito na cidade de Nazária, essa morte ainda não foi confirmada pelas autoridades de saúde.
Os municípios afetados pelas mortes são Baixa Grande do Ribeiro (01), Bom Jesus (05), Esperantina (01), João Costa (01), Manoel Emídio (01) e Teresina (02). Este aumento é reflexo de um crescimento significativo na incidência de casos de dengue, que subiu 97,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
Além das mortes, os casos de dengue grave também tiveram um aumento expressivo. Em 2023, foram registrados 13 casos, enquanto em 2024 já são 31. Esse cenário preocupante levou o Comitê de Operações Emergenciais (COE) a se reunir na semana passada para discutir e definir novas ações e diretrizes de vigilância.
As medidas incluem a intensificação das ações de prevenção, controle e acompanhamento, com o objetivo de enfrentar o avanço da dengue no estado. A Sesapi continua monitorando a situação de perto e reforça a importância da colaboração da população nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.