A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou, na manhã desta segunda-feira (06), uma ação de acolhimento aos médicos do Programa Mais Médicos que já estão atuando no estado. O evento foi realizado no auditório do Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí, e trabalhou a legislação do programa, destacando direitos e deveres que os profissionais e gestores municipais possuem a partir do momento que o atendimento da população se inicia.
Além da questão da carga horária que deve ser cumprida, dias de atendimentos, e garantia de um ambiente de trabalho bem equipado, com uma equipe completa, foi destacado a importância de um atendimento bem humanizado, além da necessidade de fixação de profissionais em regiões mais distantes de grandes centros urbanos e que carecem de um atendimento com qualidade na atenção primária.
O estado do Piauí possui uma cobertura de 98% de estratégia de saúde da família na atenção primária, dessa forma o momento de acolhimento dos profissionais busca reforçar e levar até o atendimento da população uma melhoria dos serviços prestados.
“Esse programa beneficia principalmente as nossas cidades mais interioranas, buscando a fixação de profissionais qualificados que possam somar ainda mais ao atendimento da população. Queremos aproveitar a grande cobertura que a atenção primária tem no Piauí no que diz respeito a estratégia de saúde da família, e disponibilizar médicos qualificados para atendimento da população, combatendo os vazios assistenciais presentes no interior do estado”, destaca Leila Santos, superintendente de atenção primária a saúde e municípios da Sesapi.
O estado hoje conta com 268 médicos atuando através do Programa Mais Médicos, além disso, 05 editais estão em aberto e continuam chamando profissionais para entrar no programa e suprir vagas que estão em aberto nos municípios piauienses.