Durante o período que antecede as festividades de final de ano, diversos acidentes ocorrem, motivados muitas vezes pelo aumento do tráfego de veículos associado a eventos festivos e deslocamentos, além dos índices de criminalidade que tendem a aumentar durante o último mês do ano. Pensando nisso, o Banco de Sangue GSH, principal fornecedor do Hospital São Marcos, localizado na zona sul de Teresina, está fazendo campanha para colher sangue nessa última fase de 2023.
De acordo com a captadora do banco de sangue, Naila Barbosa, é crucial sensibilizar os doadores não só nesse período, mas também durante todo o ano: “Buscamos sensibilizar os candidatos a doação a serem doadores regulares, para que não somente nessas datas festivas possamos ter um fluxo de doadores. A cada 10 internações, 1 paciente vai precisar de bolsa de sangue, fora que no final do ano, aumenta os casos de acidente de trânsito, precisando assim de uma urgência em fatores RH negativo, que é o tipo de sangue O-, A-, AB-”, afirma.
Naila Barbosa ainda ressalta que o estoque de sangue está em estado crítico: “Podemos ter a falta de alguns tipos sanguíneos”.
O GSH Banco de Sangue fica dentro do Hospital São Marcos, localizado na Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, 367, zona sul de Teresina. O banco está funcionando das 7h às 12h30 de segunda à sábado. Para doar, basta ir alimentado, levando documento original com foto.
Com apenas uma doação você pode salvar até 04 vidas!
REQUISITOS BÁSICOS
- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
- Pesar no mínimo 50kg.
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial