SUS inicia aplicação de vacina inédita contra a dengue em três cidades

Aplicação começa em janeiro em cidades do CE, MG e SP como fase de avaliação.

A nova vacina brasileira de dose única contra a dengue começará a ser aplicada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do dia 17 de janeiro. A primeira etapa da vacinação será realizada nos municípios de Maranguape, no Ceará, e Nova Lima, em Minas Gerais. No dia seguinte, a campanha terá início também em Botucatu, no interior de São Paulo.

As cidades foram escolhidas pelo Ministério da Saúde para uma fase de análise do impacto do imunizante, dentro da estratégia de imunização acelerada. Nesse momento, a vacina será destinada a moradores com idade entre 15 e 59 anos, conforme o planejamento do governo federal.

  
Vacina contra dengue Reprodução
 
 
 
A campanha utilizará parte do primeiro lote de 1,3 milhão de doses entregues pelo Instituto Butantan. Após essa etapa, a previsão é ampliar a aplicação para profissionais da atenção básica do SUS, como médicos, enfermeiros e agentes comunitários, ainda no fim de janeiro.

A vacina Butantan-DV é a primeira do mundo contra a dengue aplicada em dose única e foi aprovada pela Anvisa no fim de novembro. Segundo o Ministério da Saúde, a expansão para outras regiões dependerá do aumento da produção, com expectativa de entrega de milhões de doses nos próximos anos para atender todo o país.