Teresina reforça vacinação contra sarampo após aumento de casos nas Américas

Fundação Municipal de Saúde convoca população para se imunizar em UBSs e shoppings.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina intensificou a campanha de vacinação contra o sarampo após o aumento de casos da doença nas Américas e notificações em estados vizinhos. A medida visa proteger a população e evitar a propagação da doença na capital.

A vacinação está disponível em 91 unidades básicas de saúde (UBSs), maternidades e no Teresina Shopping, que ampliou os horários para facilitar o acesso. A FMS reforça que a imunização é a principal forma de prevenção contra o sarampo.

  

Teresina inicia nova etapa da vacinação contra Sarampo. Reprodução
   

Crianças devem receber a tríplice viral aos 12 meses e a tríplice ou tetra viral aos 15 meses. Jovens e adultos entre 5 e 29 anos precisam tomar duas doses da tríplice viral, enquanto pessoas de 30 a 59 anos devem receber uma dose única. Profissionais de saúde devem estar vacinados com duas doses, independentemente da idade.

Gestantes, bebês com menos de seis meses e pessoas com imunossupressão grave não devem receber a vacina. O sarampo é altamente contagioso e pode causar complicações graves, com risco de transmissão para até 90% de indivíduos não imunizados, segundo a FMS.