Nikolas e Janones brigam na Câmara: ‘você é um frouxo’, ‘dou na sua cara’ - Bastidores
Sexta, 14 de junho de 2024, 18:18
Bastidores

Nikolas e Janones brigam na Câmara: ‘você é um frouxo’, ‘dou na sua cara’

Em abril de 2022, durante uma sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Janones chamou Nikolas de "chupetinha" em meio a um tumulto.

Os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e André Janones (Avante-MG) protagonizaram uma acalorada troca de ofensas e empurrões após a sessão do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, realizada nesta quarta-feira (5), que analisava o processo de cassação de Janones. Os dois parlamentares, conhecidos por seus embates desde a campanha eleitoral de 2022, quando apoiaram Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva, respectivamente, levaram suas disputas das redes sociais para o Congresso.

  
Nikolas Ferreira x André Janones. Foto: Reprodução
 
 
 

A rivalidade entre Nikolas e Janones não é novidade. Em abril de 2022, durante uma sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Janones chamou Nikolas de "chupetinha" em meio a um tumulto. Nikolas, sentindo-se ofendido, utilizou suas redes sociais para criticar a postura de Janones e a "tara da esquerda" em usar a homossexualidade como ofensa. Janones posteriormente admitiu ser o autor da fala e reiterou seu comentário em outras ocasiões.

Durante a campanha presidencial de 2022, os dois se envolveram em mais uma confusão enquanto acompanhavam Bolsonaro e Lula em um debate da Band. Janones, ao conceder entrevista, foi provocado por Nikolas, resultando em xingamentos e a necessidade de intervenção da organização do evento para separar os dois.

Conflitos Judiciais

Os embates entre os parlamentares já resultaram em processos judiciais. Em abril de 2022, Janones foi condenado a pagar uma indenização de R$ 5.000 a Nikolas por danos morais, após chamar o colega de "pedófilo" em uma publicação nas redes sociais.

Na sessão desta quarta-feira, que avaliava o processo de cassação de Janones por um suposto esquema de "rachadinha", a situação voltou a esquentar. Deputados bolsonaristas, incluindo Nikolas Ferreira, cercaram Janones aos gritos de "rachadinha". Em meio ao tumulto, Janones chamou Nikolas para resolver a questão "lá fora", resultando em empurrões e ameaças de agressão. A confusão se estendeu pelos corredores, com novos xingamentos e provocações.

Nas redes sociais, Nikolas afirmou que Janones fez xingamentos contra ele, sua família e sua honra. "Provoca, chama para a briga e quer que a gente fique calmo? Ninguém é de ferro", escreveu Nikolas. Janones, por sua vez, chamou Nikolas de "frouxo" na mesma plataforma.

Leia Também

Dê sua opinião: