É SOMENTE ISSO QUE TÁ FALTANDO - Gestão Sumária
Sábado, 13 de julho de 2024, 23:24
Gestão Sumária

É SOMENTE ISSO QUE TÁ FALTANDO

Vergonha, isso mesmo! É somente isso que está faltando para que nossas leis funcionem e que o nosso país ou o mundo tome um rumo que almejamos.

No Brasil reclama-se muito das leis, alega-se que não são cumpridas a contento. Ouço muito dizer, entre outras afirmações que: “Se pelo menos 10% delas fossem efetivamente cumpridas o país seria outro bem melhor”. Alguns dizem que são “frouxas”.

Capistrano de Abreu foi um Padre e Político que viveu no final do Século XIV, no Estado do Ceará. O “Senhor Google” está aí para quem desejar se aprofundar. Abreu virou piada nacional. Achincalhado, humilhado, teve sua honra enodoada, sendo acoimado de louco pelos quatros cantos do país. Talvez tenha sido o caso seminal de “bullying” da história brasileira. Tudo isso porque quis implantar em nosso país uma constituição de somente um artigo. ACREDITEM! Somente um artigo.

Os brasileiros de uma forma quase que unanime, desde a chegada de Cabral, atribuem a casta política todos os problemas que afligem o país. Desde a violência que tomou conta das ruas. Os escândalos que se sucedem. As doenças endêmicas que acometem o mundo. A inflação que ameaça novamente nossa economia. Todos esses infortúnios são depositados na conta dos Governos ou das Leis. Até quando a Seleção Brasileira perde uma partida de futebol, tendenciamos a culpar os governantes. As leis, sobretudo, são (a meu ver) injustamente acusadas de pusilânimes, fracas ou omissas. E a nossa parte como cidadão (ã), como fica? 

É preciso que cada brasileiro, individualmente faça uma autocrítica, e se pergunte: Qual parcela de comprometimento que tenho, com as mazelas que acometem o Brasil?  O que é necessário, dentro de minhas limitações de cidadão, para mudar esse quadro? Quem fura a fila do banco,  vende o voto, compra produtos de origem duvidosa porque o preço é acessível-achando-se isento de culpa- dispensa o lixo de forma irregular, também contribui sobremaneira com os grandes problemas que afligem o país como um todo. Por mais simples que possa parecer são atos deploráveis. Passíveis de punição. Leis realmente já existem em demasia, tanto no atacado como no varejo. O que falta é VERGONHA.

Vergonha, isso mesmo! É somente isso que está faltando para que nossas leis funcionem e que o nosso país ou o mundo tome um rumo que almejamos. E o Padre Político Capistrano de Abreu – não pensem que havia me esquecido dele – citado lá no segundo parágrafo virou piada em sua época, tentando implantar uma constituição de duas linhas: 

Artigo I: TODO BRASILEIRO É OBRIGADO A TER VERGONHA NA CARA.

Parágrafo Único: REVOGUEM-SE AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

Leia Também

Dê sua opinião: