O prefeito de Parnaíba, Francisco Emanuel (Progressistas), começa a desenhar com mais nitidez seu posicionamento para as eleições de 2026 e o movimento mais recente indica uma reconfiguração estratégica que pode ter impactos no tabuleiro da política piauiense. A informação apurada pela coluna é que o encontro, além de buscar recursos para Parnaíba, serviu também para selar o apoio do prefeito ao senador.
Já era conhecido o compromisso de Francisco com o senador Ciro Nogueira (PP), a quem destina seu primeiro voto ao Senado. No entanto, ao fechar o segundo voto com o senador Marcelo Castro (MDB), da base governista, o prefeito acende um sinal: relação com o Karnak está em aberto.
A movimentação não representa um rompimento com o Progressistas, muito pelo contrário. Francisco continua alinhado com os deputados federais do partido, Átila Lira e Júlio Arcoverde, com quem já firmou acordo para apoiar em 2026. Por outro lado, o deputado Castro Neto (MDB), filho de Marcelo, mesmo aparecendo ao lado do prefeito em registros recentes, não deve contar com seu apoio.
Resta, agora, a pergunta que movimenta os bastidores: para onde vai o voto de Francisco ao Governo do Estado? Margarete Coelho (PP) é cotada como pré-candidata da oposição, com trajetória consolidada no partido. No entanto, ao fechar apoio à Marcelo Castro pode indicar disposição para dialogar/votar no governador Rafael Fonteles (PT) nas próximas eleições.
Dê sua opinião: