Ipec: 42% dos brasileiros consideram Segurança no Governo Lula ruim ou péssima - Brasil
Sexta, 05 de julho de 2024, 11:18
Brasil

Ipec: 42% dos brasileiros consideram Segurança no Governo Lula ruim ou péssima

De acordo com a pesquisa do Ipec, o governo de Lula possui avaliação negativa em seis das oito áreas avaliadas pelo instituto.

Após a pesquisa do Ipec apontar uma queda de cinco pontos percentuais na avaliação positiva (considerando "ótimo e bom") para o governo do presidente Lula (PT), chegando a 33%, um novo levantamento do instituto divulgado neste domingo (21) coloca o governo ptista em um cenário preocupante.

Além da baixa popularidade do governo de Lula,o Ipec também destacou que, entre as oito áreas de sua gestão avaliadas, apenas uma, a educação, recebe mais avaliações positivas. Os brasileiros demonstraram preocupação e insatisfação com o controle da inflação, bem como com a condução da área da saúde e segurança pública.

De acordo com a pesquisa do Ipec, o governo de Lula possui avaliação negativa em seis das oito áreas avaliadas pelo instituto. O combate à inflação foi a área mais mal avaliada, com 46% dos entrevistados considerando o aumento dos preços como péssimo ou ruim. Apenas 23% afirmaram que a situação é ótima ou boa, enquanto 28% disseram que as ações são regulares.

  

Lula e Ricardo Lewandowski  Foto: Reprodução
   

As avaliações negativas continuam no setor de segurança pública, com 46% apontando a gestão como ruim ou péssima, enquanto 27% afirmam ser ótima ou boa. Já 28% dos entrevistados alegam que é regular.

No quesito combate à fome e à pobreza, setor em que o presidente Lula utilizou em sua campanha para o retorno à presidência, a gestão foi mal avaliada. 38% dos entrevistados alegam que a gestão é ruim ou péssima. 33% julgam ótima e boa, já 29% consideram a situação regular.

No setor de meio ambiente houve um empate, com 33% dos entrevistados afirmando que a gestão na área é ótima ou boa. O mesmo percentual apareceu nos que avaliam como péssima ou ruim. 29% dos entrevistados afirmaram ser regular.

Já na saúde, 42% dos entrevistados afirmaram que a gestão é ruim ou péssima, com apenas 29% avaliando ser ótima ou boa. 30% consideram a gestão regular.

Em relação à política externa, 37% dos entrevistados alegam que a situação é ruim ou péssima e 30% dizem achar ótima ou boa. 24% consideram regular.

Sendo que no setor da educação, foi o único em que o Governo Lula teve avaliação positiva, com 38% dos entrevistados considerando a gestão do petista como ótima ou boa. No entanto, 31% avaliou como ruim ou péssima. 28% afirmam que o setor da educação é regular.

Leia Também

Dê sua opinião: