Campus do IFPI em Corrente recebe a 1ª Feira da Agricultura Familiar do Sul do Piauí - Cidades
Quarta, 22 de maio de 2024, 08:50
Cidades

Campus do IFPI em Corrente recebe a 1ª Feira da Agricultura Familiar do Sul do Piauí

Com uma programação abrangente, o objetivo principal é impulsionar e apoiar a agricultura familiar na região Sul do Piauí.

Entre os dias 9 e 11 de maio, o Campus Corrente do Instituto Federal do Piauí (IFPI) sediará a 1ª Feira da Agricultura Familiar do Sul do Piauí e o 1º Encontro de Agroecologia da região. Estes eventos surgem como iniciativas cruciais para fomentar a troca de conhecimentos e experiências, além de consolidar o setor da agricultura familiar como uma peça-chave para o desenvolvimento econômico e social em muitas comunidades não só do Piauí, mas de todo o Brasil.

Com uma programação abrangente, o objetivo principal é impulsionar e apoiar a agricultura familiar na região Sul do Piauí, reconhecendo-a como uma base produtiva essencial para estimular a geração de empregos e renda no meio rural, além de suprir a demanda por alimentos e produtos essenciais tanto nas áreas urbanas quanto rurais.

  

Feira Foto: Reprodução

  

Os participantes terão a oportunidade de testemunhar de perto a resiliência e a diversidade da agricultura familiar da região. O evento, de acesso gratuito, contará com uma variedade de atividades, incluindo manifestações culturais, exposição e comercialização de produtos, culinária e artesanato regional, rodas de conversa entre agentes públicos e privados, apresentações musicais, exposições de trabalhos e capacitação de agricultores, estudantes, técnicos e comunidade em geral. Além disso, será feita uma divulgação abrangente de todo o arranjo produtivo da Agricultura Familiar no Sul do Piauí.

  

Reprodução IFPI 

  

Esta iniciativa, que visa promover a integração social entre as comunidades participantes, reconhece as habilidades e potencialidades dos agricultores locais. O evento é uma colaboração entre o Campus Corrente do IFPI, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI), outras instituições públicas e empresas locais.

A presença dos 14 Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais que integram o Polo Sindical do Curimatá e o Sindicato de Redenção do Gurguéia também está confirmada. A expectativa é que a 1ª Feira da Agricultura Familiar se torne um evento tradicional no calendário dos municípios do Sul do Piauí, destacando e valorizando os pequenos e médios agricultores e produtores, impulsionando assim a economia regional e promovendo o desenvolvimento sustentável, com oportunidades para homens e mulheres do campo.

Leia Também

Dê sua opinião: