Quarta, 04 de fevereiro de 2026, 19:55
APREENSÂO

Caranguejo-uçá é apreendido durante defeso em estabelecimento no litoral

Apreensão ocorreu durante o segundo período de defeso da espécie no estado.

Uma fiscalização ambiental apreendeu cerca de 29 quilos de caranguejo-uçá comercializados de forma irregular no litoral do Piauí. A ação ocorreu nesta quarta-feira (5) em um estabelecimento localizado na praia de Atalaia, onde foram encontradas 24 cordas do crustáceo, totalizando 96 unidades.

A operação foi realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), com apoio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente da Polícia Civil. O responsável pelo local foi autuado e recebeu multa com base na legislação ambiental que proíbe a captura e venda da espécie durante o período de defeso.

  

Fiscalização flagra venda ilegal de caranguejo-uçá durante defeso.. Ascom/Semarh
   

Após a apreensão, os caranguejos foram destinados à Comunidade Monte Moriá, em Parnaíba, instituição que atua no acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. O material será utilizado na alimentação dos assistidos pela entidade.

O segundo período de defeso do caranguejo-uçá no Piauí segue até esta sexta-feira (6). Durante esse intervalo, equipes da Semarh realizam fiscalizações ao longo do litoral para coibir a captura, transporte e comercialização da espécie, conforme as normas ambientais em vigor.

Leia Também

Dê sua opinião: