Um velório realizado na manhã desta sexta-feira (22) no povoado Rua 10, em Boqueirão do Piauí, foi marcado por um episódio de intolerância religiosa. Durante a cerimônia, um homem e uma mulher que se identificaram como evangélicos ofenderam o padre Leandro Melo e duas ministras da Igreja Católica Apostólica Romana. O padre relatou que esteve no local apenas para prestar solidariedade à família do falecido, que era evangélico, mas acabou sendo ameaçado.
Segundo o religioso, uma das pessoas envolvidas chegou a segui-lo, afirmando que ele não chegaria em casa com vida caso saísse do local. No meio da confusão, uma das ministras católicas foi agredida fisicamente, desmaiou após ser atingida nas costas com uma Bíblia e precisou ser hospitalizada devido a um pico de pressão arterial.

Após a repercussão do caso, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Boqueirão do Piauí divulgou nota de repúdio e solidariedade à comunidade católica. A instituição lamentou o ocorrido e pediu desculpas ao padre Leandro e às ministras que estavam presentes, destacando que as atitudes registradas não refletem os princípios cristãos pregados pela igreja.
No comunicado, a Assembleia de Deus reforçou o compromisso com o respeito e a convivência pacífica entre religiões. A nota também destacou que o episódio deve servir como reflexão sobre a importância da empatia e do diálogo entre as diferentes denominações religiosas.
Notas de repúdio e pedido de desculpas
A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Boqueirão do Piauí, em nome do Pr. Joaquim Neto, vem a público expressar profundo pesar pelo episódio ocorrido nesta sexta-feira (22/08) durante o velório de Paulo Ferreira do Nascimento, nosso querido irmão em Cristo.
Na referida ocasião, representantes da Igreja Católica em Boqueirão do Piauí, incluindo o Padre Leandro Rodrigues de Melo e duas senhoras ministras, compareceram ao velório com sincero gesto de solidariedade à família enlutada. Entretanto, foram alvo de palavras e gestos lamentáveis, que em nada representam os princípios cristãos de amor e respeito pregados pela Assembleia de Deus em Boqueirão.
Em nome de todo corpo de membros e da liderança pastoral, pedimos desculpas à comunidade católica local, em especial, ao Padre Leandro e às ministras presentes no ocorrido. Assim, reafirmamos nosso compromisso com o diálogo respeitoso e com a convivência pacífica.
Como cristãos, acreditamos que o Evangelho nos chama a viver em paz com todos e a amar ao próximo como a nós mesmos (Romanos 12:18). Reiteramos que atitudes de manifestações desrespeitosas não condizem com os ensinamentos proferidos em nossa comunidade evangélica e não refletem o coração desta igreja.
Que este episódio sirva de reflexão e nos impulsione ainda mais à prática do respeito, da empatia e do verdadeiro amor cristão.
Atenciosamente, Pr. Joaquim Neto

Dê sua opinião: