Fazenda no Sul do Piauí é autuada por desmatamento ilegal - Cidades
Quarta, 22 de maio de 2024, 09:34
Cidades

Fazenda no Sul do Piauí é autuada por desmatamento ilegal

A ação faz parte da Operação Cerrado Vivo, iniciativa da Semarh para combater o desmatamento ilegal na região Sul do estado.

Uma fazenda situada em Bom Jesus, no Sul do Piauí, recebeu uma autuação da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) por desmatar uma área de 1,5 mil hectares. A Semarh baseou-se em alertas emitidos pelo MAPBiomas, uma iniciativa do Observatório do Clima que utiliza imagens de satélite para monitorar o desmatamento.

  
Operação Foto: Divulgação
 
 
 

Segundo Renato Nogueira, auditor da Semarh, durante a operação, foram apreendidos dois tratores de esteira e um 'correntão', utilizado para devastar a mata nativa. Parte da área desmatada está dentro da região da Mata Atlântica.

"No primeiro dia de operação, a equipe de fiscalização encontrou duas áreas desmatadas. Parte de uma delas encontra-se dentro do mapa de aplicação da Mata Atlântica. A soma das duas áreas dá em torno de 1.500 hectares. Durante a operação foram apreendidos dois tratores de esteira e correntão. Os trabalhadores foram levados para prestar depoimento na delegacia regional de Bom Jesus, conduzidos pelo Delegado Willame Moraes", destacou Renato.

A ação faz parte da Operação Cerrado Vivo, iniciativa da Semarh para combater o desmatamento ilegal na região Sul do estado. A operação envolveu quatro auditores da Semarh, quatro policiais civis e contou com o apoio da Polícia Militar. Em 2023, foram realizadas 8 operações Cerrado Vivo, enquanto para 2024 estão previstas 19, representando o dobro do ano anterior, visando alcançar a meta de desmatamento ilegal zero até 2030.

O secretário da Semarh, Daniel Oliveira, destacou a importância da Operação Cerrado Vivo como parte dos esforços do governo para promover transparência e celeridade nos processos ambientais, garantindo o respeito àqueles que trabalham dentro da legalidade. Ele reforçou o compromisso de agir firmemente contra aqueles que escolhem a ilegalidade, em cooperação com a Polícia Civil, visando alcançar o objetivo de desmatamento ilegal zero no Piauí. 

Leia Também

Dê sua opinião: