Fundação Municipal de Saúde de Teresina abre novas vagas para vacinação contra dengue - Cidades
Segunda, 24 de junho de 2024, 16:12
Cidades

Fundação Municipal de Saúde de Teresina abre novas vagas para vacinação contra dengue

O esquema de imunização contra a dengue consiste em duas doses, com um intervalo de três meses.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina anunciou a abertura de novas vagas de agendamento para a vacinação contra a dengue, a partir das 10 horas desta terça-feira (21). As vacinas são destinadas a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. O agendamento pode ser feito através do site [vacina Teresina](https://vacinateresina.fms.pmt.pi.gov.br/).

  
444 mil doses de vacina contra a influenza Foto: Divulgação


A coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, informou que as vagas são resultantes de sobras de vacinas, devido à ausência de algumas pessoas que haviam agendado a vacinação. “Até o momento, recebemos 4.866 doses do Ministério da Saúde e abrimos vagas para todas elas, com o último dia de vacinação sendo na sexta-feira (17). Hoje (20), fizemos o levantamento do saldo de doses nas salas de vacinação e, com este saldo, foi possível abrir novas vagas”, explicou Emanuelle. Ela destacou que a vacinação só poderá ser reaberta após a chegada de um novo lote de doses do Ministério da Saúde.

O esquema de imunização contra a dengue consiste em duas doses, com um intervalo de três meses. "Se a pessoa teve dengue recentemente, é recomendado que ela aguarde um intervalo de seis meses para iniciar o esquema vacinal", acrescentou Emanuelle Dias. No momento da vacinação, é necessário apresentar CPF ou cartão do SUS, documento de identificação, caderneta de vacina e um comprovante de endereço de Teresina.

Nesta segunda-feira (20), a pediatra Laysa Lira faleceu com sintomas suspeitos de dengue, 13 dias após a morte de seu filho pela forma mais grave da doença, a hemorrágica. A FMS está investigando se a morte da médica foi devido a complicações de dengue. Caso confirmado, o Piauí contabilizará 10 óbitos por dengue em 2024.

Leia Também

Dê sua opinião: