O Produto Interno Bruto (PIB) de Teresina alcançou R$ 29,449 bilhões em 2023, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com a Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan). Com esse resultado, a capital piauiense passou a ocupar a 46ª colocação entre todos os municípios do país.
Entre as capitais brasileiras, Teresina aparece na 19ª posição no ranking econômico. O levantamento considera exclusivamente os valores do PIB municipal e mostra avanço em relação aos dados de duas décadas atrás. Em 2002, a cidade ocupava a 62ª posição no ranking geral e a 22ª entre as capitais.

Ao longo de 21 anos, Teresina subiu 16 colocações na lista nacional dos municípios com maior PIB. No comparativo apenas entre capitais, o avanço foi de três posições, indicando crescimento gradual da atividade econômica local até 2023.
O ranking das capitais é liderado por São Paulo, seguido por Rio de Janeiro e Brasília. Teresina aparece à frente de capitais como João Pessoa, Vitória, Porto Velho e Aracaju, enquanto Palmas e Rio Branco registraram os menores PIBs entre as capitais brasileiras no período analisado.

Dê sua opinião: