Sexta, 05 de dezembro de 2025, 08:07
INVESTIGAÇÃO

Ministério Público apura falta de insumos para diabéticos em UBS de Parnaíba

Inquérito foi instaurado após denúncia sobre escassez de insumos para pacientes com diabetes na UBS Samaritana, em Parnaíba.

O promotor de Justiça Antenor Filgueiras Lôbo Neto instaurou inquérito civil para investigar o município de Parnaíba, administrado pelo prefeito Francisco Emanuel (PP), por possível falta de medicamentos e materiais usados no tratamento e monitoramento de pacientes com diabetes. A apuração envolve a Unidade Básica de Saúde Samaritana, localizada na Rua Itaúna, e foi publicada no Diário Eletrônico do Ministério Público do Piauí (MPPI).

Segundo o MPPI, a investigação começou a partir de uma Notícia de Fato sobre a suposta violação do direito à saúde. O caso evoluiu para procedimento preparatório, e o Procurador Adjunto para a Política da Saúde Pública de Parnaíba foi notificado para enviar informações sobre o abastecimento de medicamentos e materiais na unidade.

 
refeito de Parnaíba, Francisco Emanuel Cunha de Brito. Reprodução/ Internet
 
 
 

Durante essa fase, o Núcleo de Atenção Básica do município informou que o fornecimento de medicamentos ocorre regularmente. O órgão também declarou que os materiais de limpeza são distribuídos quinzenalmente e que cada UBS conta com um profissional responsável pela limpeza diária. Sobre a redução no número de exames, o MPPI solicitou mais detalhes sobre os procedimentos que não foram realizados.

Após o fim do prazo de 180 dias do procedimento preparatório, o promotor decidiu instaurar o inquérito civil para aprofundar a apuração. O objetivo é obter novos esclarecimentos sobre a situação da unidade de saúde e garantir o atendimento adequado aos pacientes.

Leia Também

Dê sua opinião: