Paciente é investigado no Piauí por suspeita de raiva humana após ataque de macaco - Cidades
Sábado, 14 de setembro de 2024, 23:23
PIRIPIRI-PI

Paciente é investigado no Piauí por suspeita de raiva humana após ataque de macaco

paciente, de 56 anos, foi atacado por um macaco, conhecido popularmente como "sagui".

Na quarta-feira (14), a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) anunciou a investigação de um caso de encefalite que pode ter sido causado pelo vírus da raiva. O paciente, de 56 anos, foi atacado por um macaco, conhecido popularmente como "sagui", na zona rural de Piripiri no dia 15 de julho. No entanto, o paciente só procurou atendimento médico em 12 de agosto, após começar a sentir sintomas como vômitos, aumento da saliva e episódios de desmaio.

O paciente foi inicialmente atendido no Hospital Regional Chagas Rodrigues e, em seguida, transferido para o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina. Amostras do paciente foram enviadas ao Laboratório Central do Piauí (Lacen) e, conforme o protocolo do Ministério da Saúde, o material foi encaminhado ao Instituto Pasteur, em São Paulo.

A Sesapi também solicitou à Secretaria de Saúde de Piripiri um levantamento urgente da cobertura vacinal de cães e gatos na região, mesmo com o envolvimento de um macaco no caso. A investigação busca esclarecer as circunstâncias do ataque, com a colaboração da família do paciente.

Sobre a doença, a raiva é uma infecção viral grave que causa encefalite progressiva e é fatal em cerca de 100% dos casos. Transmitida principalmente pela saliva de animais infectados através de mordeduras, a raiva pode também ser transmitida por arranhaduras e lambeduras. O período de incubação varia, com uma média de 45 dias em humanos.

Leia Também

Dê sua opinião: