Três homens naturais de Campo Maior (PI) foram presos no último sábado (4) em Chapadinha, no Maranhão, suspeitos de transportar jumentos que seriam abatidos e vendidos como carne bovina. A prisão foi feita pela Guarda Civil Municipal (GCM) após denúncias de moradores.

Segundo a GCM, os suspeitos circulavam por povoados da zona rural recolhendo os animais em um caminhão. Após buscas, os guardas localizaram o veículo transportando 20 jumentos.
Os três ocupantes do caminhão foram presos em flagrante e levados para a Delegacia de Polícia Civil de Chapadinha. A principal suspeita é de que os animais seriam levados para o Piauí, onde a carne seria comercializada como se fosse de boi.
Em depoimento, os detidos negaram que os animais seriam abatidos, mas não souberam informar a origem nem o destino da carga.
“As equipes da Guarda Municipal receberam uma denúncia de moradores da zona rural relatando que um caminhão estava passando pelos povoados e furtando jumentos. Fizemos o acompanhamento e, ao entrar em Chapadinha, abordamos o veículo com três pessoas de Campo Maior, que confessaram o crime”, informou o inspetor Monteles, comandante da GCM.
A Polícia Civil investiga a origem dos animais e a possível participação de outras pessoas no esquema de transporte e comércio ilegal de carne.

Dê sua opinião: