Uma investigação conduzida pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) de Teresina revelou o cancelamento irregular de 2.419 multas de trânsito entre fevereiro e junho de 2024, durante a gestão do então prefeito Dr. Pessoa (PRD). O prejuízo estimado aos cofres públicos ultrapassa R$ 500 mil.
Responsáveis pelo Cancelamento das Multas
A comissão formada por três servidores da Strans, sob a coordenação de Luciana Lustosa Araújo, foi instituída em julho de 2024 para apurar denúncias de cancelamentos indevidos. O relatório final, baseado em dados dos sistemas RADAR SERPRO e SEI, identificou que 2.215 das infrações analisadas apresentaram irregularidades. As infrações mais comuns envolvem excesso de velocidade, uso de faixa exclusiva para transporte público e avanço de sinal vermelho.
Entre os envolvidos, três servidores terceirizados foram identificados como principais responsáveis pelos cancelamentos. Um deles arquivou 1.628 infrações, totalizando R$ 367.486,64, representando 73% do valor total das multas canceladas. Os outros dois servidores cancelaram 254 e 333 infrações, respectivamente.
O relatório também revelou que os beneficiados pelos cancelamentos incluem servidores públicos, empresários e empresas prestadoras de serviços à administração municipal.
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