Sexta, 05 de dezembro de 2025, 08:32
JÚRI POPULAR

Acusado de matar delegado em operação no MA vai a júri após decisão da Justiça

Magistrado mantém prisão preventiva e confirma julgamento por homicídio qualificado.

O Tribunal de Justiça do Maranhão determinou que Leandro da Silva Sousa será julgado pelo Tribunal do Júri pela morte do delegado Márcio Mendes, ocorrida durante uma ação policial em Caxias. A decisão foi tomada pelo juiz Alessandro Arrais Pereira, da 2ª Vara Criminal, que concluiu haver elementos suficientes para levar o caso ao julgamento popular.

De acordo com a decisão, o acusado responderá por homicídio qualificado e por duas tentativas de homicídio contra outros policiais que participavam da operação. O magistrado explicou que há indícios de que os disparos foram feitos de forma a impedir qualquer chance de defesa. Por outro lado, Leandro não foi levado a julgamento pelos crimes relacionados ao porte de arma, que foram rejeitados pelo juiz.  

Acusado de matar delegado vira réu pela justiça do Maranhão. Reprodução
   

O juiz também determinou que o acusado permaneça preso preventivamente. A decisão destaca que, diante da gravidade dos fatos e do uso de arma de fogo, outras medidas cautelares não seriam suficientes para garantir a segurança pública nem o andamento da investigação.

O caso ocorreu em 10 de julho, durante o cumprimento de mandados no povoado Jenipapeiro, na zona rural de Caxias. Os policiais foram recebidos a tiros, e o delegado Márcio Mendes morreu após ser atingido por estilhaços. Dois agentes ficaram feridos. O suspeito fugiu e foi encontrado no dia seguinte. O delegado, que atuava no Maranhão desde 2014, foi sepultado em Teresina.

Leia Também

Dê sua opinião: