Sexta, 05 de dezembro de 2025, 08:33
AUDIÊNCIA

Audiência de Tatiana Medeiros começa nesta segunda e continua até sexta-feira

Vereadora e mais oito réus respondem por organização criminosa e corrupção eleitoral.

A audiência de instrução e julgamento da vereadora de Teresina Tatiana Medeiros (PSB) e de outros oito réus começa nesta segunda-feira (24) no Fórum Eleitoral e segue até a sexta-feira (28). O processo reúne 112 pessoas que serão ouvidas, entre testemunhas de defesa, acusação e os próprios denunciados. A parlamentar foi presa na Operação Escudo Eleitoral, que apontou a existência de um esquema de compra de votos com apoio de uma facção criminosa.

A juíza Júnia Maria Feitosa, do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), será responsável por conduzir o julgamento. A magistrada adotou medidas para organizar o grande volume de oitivas, já que o caso tem repercussão no estado. Não há previsão de horário para o fim das sessões diárias devido à complexidade do processo.

  
Vereadora Tatiana Medeiros (PSB). Reprodução
 
 
 

Segundo a denúncia do Ministério Público, Tatiana Medeiros integrava um esquema de compra de votos que envolvia seu padrasto, uma assessora e o namorado, Alandilson Passos, apontado como membro de facção criminosa. Ele teria repassado cerca de R$ 1 milhão para a campanha de 2024, valor que seria proveniente de atividades ilícitas. O MP também afirma que o Instituto Vamos Juntos, ONG ligada à vereadora, era usado para lavar dinheiro e comprar votos.

Tatiana Medeiros passou por prisões preventiva e domiciliar ao longo do processo, além de ter sido afastada das funções na Câmara Municipal, embora ainda receba salário. O julgamento desta semana marca o primeiro caso no Piauí envolvendo uma parlamentar em processo ligado à atuação de facção criminosa, com sessões previstas entre os dias 24 e 28 de novembro.

Leia Também

Dê sua opinião: