O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) aceitou a denúncia contra o promotor Maurício Verdejo Gonçalves Junior e seu ex-assessor André Ricardo Bispo Lima. Eles são acusados de exigir R$ 3 milhões do empresário Junno Pinheiro para arquivar uma investigação e interceder em outro processo criminal. A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público do Piauí (MPPI) em 2 de setembro de 2024.
Segundo o MPPI, os encontros entre o promotor e o empresário ocorreram entre julho e agosto de 2024. Em gravações, Maurício Verdejo aparece negociando e recebendo valores, além de afirmar que faria o arquivamento da investigação. A acusação foi aceita pelo TJPI em 21 de agosto deste ano.

As gravações fazem parte de uma investigação da Polícia Federal, que começou após denúncia feita por Junno Pinheiro. Ele afirmou ter sido abordado por Maurício Verdejo em um restaurante de Barra Grande, no litoral do Piauí, e que recebeu prazo curto para pagar a quantia exigida.
O MPPI informou que a cobrança estava relacionada à Operação Jet Ski, que investiga contratos de locação de equipamentos hospitalares sem licitação, firmados com a extinta Fundação Estadual de Serviços Hospitalares (Fepiserh).

Dê sua opinião: