Neste domingo (29), 179 pessoas morreram após um acidente com um avião da Jeju Air, que foi forçado a realizar uma aterrissagem de emergência no aeroporto do condado de Muan, no sudoeste da Coreia do Sul. Todos os ocupantes eram sul-coreanos, exceto dois cidadãos tailandeses. A aeronave, um Boeing 737-800, transportava 181 pessoas, incluindo 175 passageiros e 6 tripulantes. Apenas duas pessoas sobreviveram, sendo elas dois tripulantes, um homem e uma mulher.
O avião estava retornando de Bangkok, na Tailândia, quando colidiu com um muro e pegou fogo. As autoridades aeroportuárias informaram que o avião estava tentando realizar um pouso forçado após a falha de uma primeira tentativa, que foi comprometida por um problema no trem de aterrissagem, possivelmente causado por uma colisão com um pássaro.
De acordo com o Ministério dos Transportes da Coreia do Sul, a tripulação do Boeing 737-800 foi alertada pela torre de controle sobre a presença de pássaros na área antes da tentativa de pouso. O alerta foi dado às 8h57, o piloto pediu socorro às 8h59, e o acidente ocorreu por volta das 9h07 (horário local).
O ministério descartou a hipótese de que a pista relativamente curta do aeroporto de Muan tenha influenciado o acidente, apontando que a falha no trem de aterrissagem, ocasionada pela colisão com os pássaros, foi a principal causa do trágico incidente.
Dê sua opinião: