Cinco mil doses da vacina contra a dengue chegam ao Piauí; Sesapi faz capacitação - Piauí
Sexta, 05 de julho de 2024, 10:44
Piauí

Cinco mil doses da vacina contra a dengue chegam ao Piauí; Sesapi faz capacitação

O início da imunização depende de uma capacitação da Sesapi sobre a aplicação do imunizante nos municípios.

O Piauí recebeu nesta sexta-feira (26), os primeiros lotes contendo 5 mil doses da vacina Qdenga, destinadas à imunização de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue em 31 municípios. As doses estão armazenadas na Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Inicialmente, estava prevista a chegada de 21 mil doses, porém, devido à quantidade de volumes, o Ministério da Saúde decidiu fracionar a entrega, que será concluída até o dia 30 de abril.

O início da imunização depende de uma capacitação da Sesapi sobre a aplicação do imunizante nos municípios. A vacinação requer duas doses, com um intervalo de 90 dias entre elas. A capacitação está programada para começar na segunda-feira (29).

"A capacitação sobre a aplicação da vacina, seu armazenamento e a elaboração do cronograma de imunização em cada município terá início na segunda-feira. Após isso, as vacinas serão distribuídas para as cidades", afirmou Bárbara Pinheiro, coordenadora de Imunização da Sesapi.

  
Vacina Contra a Dengue
Reprodução
 
 
 

A vacinação só é recomendada sob certos critérios. Se a criança ou adolescente contrair dengue, a vacina só pode ser administrada após seis meses. Caso a infecção ocorra entre as doses, a data da segunda dose deve ser mantida, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a dose subsequente.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação contra a dengue não é indicada para pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aquelas em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática, evidência de função imunológica comprometida, ou com hipersensibilidade às substâncias da vacina, além de mulheres grávidas ou lactantes.

A definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária devido à capacidade limitada de fornecimento de doses pelo fabricante da vacina.

É importante ressaltar que a vacina Qdenga não protege contra Zika, Febre Amarela e Chikungunya. Sua eficácia é exclusiva para a prevenção da dengue.

Leia Também

Dê sua opinião: