Detran inicia ações da Campanha Maio Amarelo nesta quinta-feira (2) - Piauí
Domingo, 26 de maio de 2024, 00:23
Piauí

Detran inicia ações da Campanha Maio Amarelo nesta quinta-feira (2)

O objetivo é estimular uma reflexão sobre o papel de cada indivíduo na construção de um trânsito mais seguro.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) anunciou a programação de atividades destinadas a sensibilizar os piauienses sobre a importância da adoção de medidas para segurança e preservação de vidas no trânsito durante todo o mês de maio, quando serão intensificadas ações educativas da 11ª
Campanha Maio Amarelo.

  
Detran inicia ações da Campanha Maio Amarelo nesta quinta-feira (2) Foto: Divulgação/Governo do Piauí
 
 
 


O evento temático terá início com uma palestra no dia 2 de maio, na Escola Piauiense de Trânsito. O encerramento ocorre com uma corrida no dia 26. O órgão deve reunir ainda especialistas e estudantes em escolas da rede estadual de ensino com palestras, além de promover intervenções e ações educativas em várias cidades, como Oeiras, Picos, São Raimundo Nonato, Valença, Simões.

Essa é uma iniciativa global que busca destacar os alarmantes índices de acidentes. Com o slogan "Paz no trânsito começa por você", o Maio Amarelo 2024 visa estimular uma reflexão sobre o papel de cada indivíduo na construção cultural de um trânsito mais seguro.

De acordo com Luana Barradas, diretora-geral do Detran, as ações serão voltadas para pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores. "Importantes gestos, como o uso adequado de equipamentos de segurança e o respeito às regras de trânsito, podem contribuir significativamente para a melhoria das condições nas vias", destaca a gestora.

A programação integra as atividades do Pacto pela Redução da Mortalidade no Trânsito, programa lançado em 2023 pelo Governo do Estado e conduzido pelo Detran, que consiste num trabalho em conjunto com diversas secretarias, órgãos federais, municipais e entidades sociais, para mudança dos indicadores que apontam o Piauí como o terceiro estado com maior índice de acidentes no Brasil, sendo o primeiro quando se trata de motociclistas. O objetivo é aplicar políticas públicas para reduzir em até 50% o número de mortes no trânsito até 2030.

"A questão da segurança viária é uma reflexão que precisa estar presente no dia a dia de todos. Como cada um de nós contribui para a segurança no trânsito? É a partir dessa reflexão que as pessoas começam a buscar maneiras de tornar o trânsito mais seguro", destaca Liliam Araújo, diretora da Escola Piauiense de Trânsito.

Leia Também

Dê sua opinião: