Fiscais do Imepi apreendem produtos irregulares em sete cidades do Piauí - Piauí
Sábado, 25 de maio de 2024, 23:51
Piauí

Fiscais do Imepi apreendem produtos irregulares em sete cidades do Piauí

Ao todo, 61 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados durante a operação.

Fiscais do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), atuando no setor da Qualidade, realizaram uma operação de fiscalização em sete municípios do sudeste do estado. A ação resultou na apreensão de produtos com irregularidades nas cidades de Picos, Marcolândia, Caldeirão Grande do Piauí, Simões, Francisco Macedo, Padre Marcos e Alegrete.

  

Fiscais do Imepi realizam apreensão. Foto: reprodução
  

Ao todo, 61 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados durante a operação, dos quais 22 receberam auto de infração por conta das irregularidades encontradas. Entre os produtos apreendidos estão cabos e fios elétricos, adaptadores para tomada, panelas e outros utensílios de cozinha.


Aquiles Neto, coordenador de fiscalização do setor da Qualidade, destacou que as irregularidades estão se repetindo, especialmente em produtos como fios e cabos elétricos, panelas e adaptadores de extensão. Esses itens representam um risco elevado de segurança para os consumidores, além de causarem prejuízos financeiros.


A diretora do Imepi, Patrícia Leal, ressaltou que o órgão tem intensificado as vistorias no interior do estado e encontrado diversas irregularidades. Contando com fiscais em três setores (Qualidade, Pré-vendidos e Metrologia), o Imepi realiza fiscalizações diárias na capital e no interior, com o objetivo de combater o uso de produtos falsificados e proteger os consumidores.


As multas para fabricantes e comerciantes que comercializam produtos irregulares podem chegar até R$ 1,5 milhão. Em caso de irregularidade, os consumidores podem enviar denúncias, tirar dúvidas, fazer reclamações ou enviar sugestões para a Ouvidoria do Imepi através do WhatsApp: (86) 99456-1921.

Leia Também

Dê sua opinião: