O governador do Piauí, Rafael Fonteles, nomeou nesta quinta-feira (20) 207 novos policiais penais durante a cerimônia de formatura realizada no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI). Além da nomeação, o governador anunciou a realização de novos concursos para as forças de segurança pública do estado ainda em 2025, incluindo a Polícia Militar e a Polícia Civil.
Segundo Rafael Fonteles, em 17 de março, a Polícia Militar iniciará um novo curso de formação com 600 novos integrantes. Além disso, estão sendo planejados novos concursos para a Polícia Civil e a Polícia Militar ao longo deste ano, com turmas adicionais para a Polícia Penal e o Corpo de Bombeiros previstas para o final de 2025.
A cerimônia contou com a presença do secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, e outras autoridades. Os novos policiais penais concluíram um curso de formação com 508 horas/aula, abrangendo 28 disciplinas, como Direitos Humanos, sobrevivência policial jurídico-administrativa, abordagem, monitoramento eletrônico, inteligência e contrainteligência, gerenciamento de crise e treinamento físico policial.
A nomeação desses 207 agentes representa um aumento de 25% no efetivo das forças penais do estado, reforçando a segurança pública e modernizando o sistema prisional do Piauí.
Dê sua opinião: