Imepi faz grande apreensão de fios e cabos elétricos irregulares em Operação - Piauí
Segunda, 15 de julho de 2024, 23:18
Piauí

Imepi faz grande apreensão de fios e cabos elétricos irregulares em Operação

A ação ocorreu em seis cidades do Piauí: Barras, Esperantina, Nossa Senhora dos Remédios, Porto, Joaquim Pires, e Teresina.

O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) apreendeu mais de 70 rolos de fios e cabos elétricos irregulares durante a operação Energia Segura, realizada na última semana. A ação ocorreu em seis cidades do Piauí: Barras, Esperantina, Nossa Senhora dos Remédios, Porto, Joaquim Pires, e Teresina.

A operação inspecionou 30 estabelecimentos comerciais especializados na venda de fios e cabos elétricos, resultando na autuação de 22 empresas por irregularidades. O coordenador do setor da Qualidade, Aquiles Neto, explicou que a vistoria inclui testes prévios para avaliar a capacidade de retenção de energia dos fios e verificar se o material contém a quantidade adequada de cobre.

  
Material apreendido pelo o Imepi Foto: reprodução
 
 
 

"Após ser constatado o erro, o produto é retirado de circulação, e o setor jurídico do Imepi formaliza uma notificação judicial para autuar os responsáveis (comerciante ou fabricante) com multas que podem chegar a até R$ 1,5 milhão," afirmou Aquiles Neto.

A diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, destacou que a operação foi conduzida em parceria com os órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Ela ressaltou o sucesso da operação e o empenho contínuo dos fiscais do Imepi.

"Tivemos um grande índice de apreensões de fios e cabos elétricos na Operação Energia Segura nesta última semana. Isso é o resultado do trabalho árduo dos fiscais do Imepi, que diariamente estão nas ruas da capital e do interior protegendo a população. Apesar do encerramento da operação nacional, vamos continuar com as nossas equipes empenhadas em combater a venda de fios e cabos elétricos em situação irregular," destacou Patrícia Leal.

Além de onerar a conta de energia, fios em situação irregular podem superaquecer e causar curtos-circuitos, representando sérios riscos de incêndio.

O Imepi incentiva a população a denunciar irregularidades, esclarecer dúvidas, registrar reclamações ou enviar sugestões através do telefone da Ouvidoria do Imepi, pelo WhatsApp: (86) 99456-1921.

Leia Também

Dê sua opinião: