Piauí registra avanço histórico na segurança alimentar - Piauí
Sexta, 14 de junho de 2024, 18:32
Piauí

Piauí registra avanço histórico na segurança alimentar

O estado superou a média nacional em 10 pontos percentuais em relação à população que sofria com essa problemática.

O Piauí protagonizou um marco histórico na última década: a redução drástica da insegurança alimentar. Entre 2004 e 2023, o estado reduziu em 24 pontos percentuais a parcela da população que sofria com essa grave problemática, superando a média nacional de 10 pontos percentuais e a regional de 18,2%.

  
Piauí registra avanço histórico na segurança alimentar Foto: Reprodução
 
 
 

De acordo com o relatório elaborado pelaSuperintendência de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo (Cepro), da Secretaria do Planejamento (Seplan), com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2004, 68,23% da população piauiense enfrentava insegurança alimentar, acima da média nacional (39,69%) e do Nordeste (58,9%). Em 2023, esse índice caiu para 44,3%, enquanto a taxa de segurança alimentar subiu para 55,7%, demonstrando um avanço significativo.


Em 2004, o Piauí se destacava por ter um dos maiores índices de insegurança alimentar do país, com apenas 31,77% da população em situação de segurança alimentar. A fome era uma realidade para muitos piauienses, especialmente crianças.


Diante desse cenário desafiador, o Governo do Piauí intensificou esforços para combater a fome e garantir o direito à alimentação de qualidade para todos os cidadãos. As ações implementadas incluíram: Expansão de programas sociais, apoio à agricultura familiar, melhoria da infraestrutura e educação alimentar e nutricional.

Leia Também

Dê sua opinião: