Professora perde 70 Kg para doar rim ao filho em transplante inédito no HGV - Piauí
Sexta, 14 de junho de 2024, 20:02
Piauí

Professora perde 70 Kg para doar rim ao filho em transplante inédito no HGV

A operação foi bem-sucedida e realizada dentro da normalidade, com Ricardo se recuperando bem.

A professora Elisângela Castro, de Marcolândia, alcançou um marco notável ao perder 70 kg em dois anos para doar um rim ao seu filho, Ricardo Patrese, diagnosticado com doença renal crônica há uma década.

 

Mãe perde 70kg para doar órgão a filho. Foto: Reprodução

 

Este foi o primeiro transplante de rim entre pessoas vivas realizado no Hospital Getúlio Vargas (HGV) em Teresina, o maior hospital público do estado.

Elisângela expressou sua alegria e determinação: "Me senti muito feliz. Faria tudo de novo para não ver ele sofrendo numa máquina de hemodiálise." A cirurgia ocorreu na quinta-feira (23), e Ricardo, de 32 anos, finalmente recebeu o rim da mãe após uma longa espera de 10 anos. Apesar da compatibilidade, Elisângela inicialmente não podia doar o rim devido à obesidade mórbida.

Ricardo descobriu sua condição durante exames de rotina, que revelaram a gradual perda das funções renais. Determinada a ajudar, Elisângela iniciou um processo de reeducação alimentar, perdendo alguns quilos, mas não o suficiente para a cirurgia. Dois anos atrás, ela decidiu se submeter a uma cirurgia bariátrica e adotou várias mudanças em sua rotina para melhorar sua saúde e estar apta para o transplante.

A operação foi bem-sucedida e realizada dentro da normalidade, com Ricardo se recuperando bem. A história de dedicação e amor de Elisângela e a bem-sucedida operação no HGV marcam um importante avanço no campo dos transplantes de órgãos no Piauí.

Leia Também

Dê sua opinião: