A totalidade do território piauiense foi atingida pela seca entre os meses de março e abril de 2025, segundo dados mais recentes do Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O estado, que já apresentava 99% de seu território sob efeito da estiagem, agora registra 100% de área afetada sendo 18% em condição de seca grave.
O agravamento coloca o Piauí em sua pior situação desde outubro de 2021, quando 21% do estado enfrentavam níveis críticos de seca. Com 251.529 km² atingidos, o Piauí ocupa hoje a 9ª posição entre os estados brasileiros com maior extensão territorial impactada pelo fenômeno.
Cenário nacional mostra piora no Nordeste
O levantamento aponta que, enquanto regiões como o Centro-Oeste e a Norte apresentaram melhora, o Nordeste sofreu intensificação da seca. Em abril, 29% da área nordestina registrou seca grave a maior severidade em todo o país naquele mês.
O Sul do Brasil também permanece em situação crítica, com a estiagem alcançando cerca de 90% da região. Em contrapartida, os dados indicam redução da área afetada nas regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste.
O Monitor de Secas é uma ferramenta nacional que analisa a intensidade do fenômeno com base em indicadores climáticos e impactos em curto e longo prazos como déficits de chuvas recentes e efeitos prolongados no solo e na vegetação. As informações coletadas auxiliam na definição de estratégias de mitigação e gestão de recursos hídricos.
Os dados estão disponíveis gratuitamente no portal monitordesecas.ana.gov.br e por meio de aplicativo para celulares Android e iOS.
Dê sua opinião: