A juíza Carmen Maria Paiva Ferraz Soares, da Vara Núcleo de Plantão de Teresina, mandou soltar o estudante de Medicina de 29 anos, identificado como Franklin de Sousa Sabino, preso na tarde desta sexta-feira (20) suspeito de extorquir um médico, exigindo o pagamento de R$ 70 mil. A decisão foi proferida neste sábado (21).
A juíza destacou que, apesar da gravidade do crime, não poderia decretar prisão preventiva por conta da falta de antecedentes criminais do investigado.
“Em que pese a gravidade do crime apurado, não vislumbro o preenchimento dos requisitos para a decretação da prisão preventiva previstos nos arts. 312 e 313, I, do CPP [Código de Processo Penal], tendo em vista a primariedade do investigado”, diz trecho do documento.
Diante da decisão, a magistrada impôs medidas cautelares ao investigado, como comparecimento mensal ao juízo e proibição de manter contato com a vítima da extorsão.
ENTENDA O CASO
Na tarde desta sexta-feira, o estudante de Medicina Franklin de Sousa Sabino foi preso em flagrante nas proximidades da Ponte Estaiada por equipes da Polícia Militar. No momento em que foi preso, Franklin recebia do médico parte da quantia exigida.
Segundo a polícia, a extorsão era realizada por meio de mensagens do WhatsApp, onde a vítima era ameaçada. O conteúdo da motivação por trás da extorsão não foi revelado.
Dê sua opinião: