Quarta, 20 de agosto de 2025, 04:39
FRAUDES BANCÁRIAS

Polícia desarticula grupo por invasão a sistema judicial e fraudes bancárias

Operação Hard Reset foi deflagrada no Piauí e em Goiás após uso indevido de login de juiz.

A Polícia Civil do Piauí deflagrou, na terça-feira (5), a Operação Hard Reset para combater crimes cibernéticos relacionados à invasão de sistemas judiciais. A ação teve apoio da Polícia Civil de Goiás, do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), da Secretaria Nacional de Segurança Pública e do Ministério da Justiça. Um mandado de prisão e outro de busca foram cumpridos em Itumbiara (GO).

As investigações começaram após o uso indevido das credenciais de um magistrado do Tribunal de Justiça do Piauí. Os dados foram usados para emitir decisões falsas e bloquear contas bancárias de forma fraudulenta. A Justiça autorizou as medidas após análise de relatórios técnicos e parecer do Ministério Público.

  
Operação Hard Reset Ascom/PC
 
 
 

Segundo o delegado Yan Brayner, diretor de Inteligência da SSP-PI, os criminosos acessaram ilegalmente o sistema do Judiciário para fins financeiros. “A organização criminosa tinha como objetivo realizar fraudes com o uso de credenciais institucionais, comprometendo a integridade do sistema judicial e o patrimônio de terceiros”, afirmou.

O nome da operação faz referência ao termo da tecnologia “hard reset”, usado para restaurar um sistema ao seu estado original, simbolizando o esforço de reestabelecer a segurança dos sistemas públicos. A ação integra o programa Pacto pela Ordem, da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, com apoio do Governo Federal.

Leia Também

Dê sua opinião: