A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (2), a Operação Sin Tax para cumprir 11 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário do Pará. Um dos alvos da ação foi a loja de aparelhos celulares MyPhone Tecnologia, localizada no piso L2 do Shopping Rio Poty, na zona centro-norte de Teresina.
O objetivo da operação é combater crimes de contrabando, descaminho de produtos eletrônicos e lavagem de dinheiro. No total, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, sendo 10 em Belém e um na capital piauiense, com a participação de 16 auditores-fiscais e analistas tributários da Receita Federal.
O que dizem as investigações
A PF investiga a existência de uma organização criminosa especializada na importação e no comércio fraudulento de aparelhos eletrônicos nos estados do Pará e Piauí, como drones e celulares de alto custo, oriundos de descaminho.
Após entrarem no país, os produtos eram encaminhados a cinco lojas: quatro em Belém e uma em Teresina. Também foram identificados indícios de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal durante a investigação da PF.
Loja em shopping de Teresina foi alvo da operação
Por volta das 6h desta quarta-feira, equipes da Receita Federal chegaram ao Shopping Rio Poty, acompanhadas de uma viatura descaracterizada da PF. Localizada no piso L2, a loja especializada em iPhones, identificada como MyPhone, foi alvo da operação dos agentes.
Os alvos da operação tiveram bens bloqueados no valor de R$ 6,4 milhões por determinação da 4ª Vara Criminal da Justiça Federal.
Dê sua opinião: