A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), está desenvolvendo uma viatura inteligente equipada com tecnologias como internet das coisas, visão computacional e inteligência artificial. Denominado Vigia, o projeto também conta com o apoio da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX).
Atualmente em fase de testes, o projeto promete rápido reconhecimento de placas, rostos e objetos, graças a câmeras instaladas nas viaturas, que são conectadas a um banco de dados da SSP. Segundo Érico Leão, um dos responsáveis pelo projeto, o Vigia representa um avanço para a Segurança Pública do Piauí.
“A ideia é usar um grupo de tecnologias para auxiliar a atuação policial, tornando-a mais eficiente e inclusiva, prestando um serviço mais ágil e eficaz à sociedade”, comentou.
Chico Lucas, secretário de Segurança Pública, destacou o baixo custo da tecnologia como uma alternativa para combater a criminalidade no estado.
“Para se ter uma ideia, essa câmera específica que adquirimos custou R$ 48, mas, em grande escala, pode ser adquirida por R$ 13. Além disso, o sistema já está operando, consultando bases de dados em tempo real”, disse.
Dê sua opinião: