SSP vai desapropriar Bar da Thays para fazer centro de convivência para os jovens - Polícia
Quarta, 22 de maio de 2024, 08:16
Polícia

SSP vai desapropriar Bar da Thays para fazer centro de convivência para os jovens

Chico Lucas destacou que a interdição e desapropriação são parte das estratégias de combate ao crime organizado no Piauí.

Na manhã desta sexta-feira 03, o Secretário da Segurança Pública, Chico Lucas, anunciou que a Secretaria está iniciando os procedimentos para desapropriar o terreno onde está localizado o Bar da Thays, situado na zona Leste de Teresina. O estabelecimento tem sido frequentemente alvo de operações das Forças Integradas de Segurança devido ao seu envolvimento com atividades criminosas. A decisão vem após uma ação do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), durante a qual foram apreendidos equipamentos e o local foi fechado mais uma vez.

  

Bar da Thays, fechado. Foto: Reprodução

   

Chico Lucas destacou que a interdição e desapropriação são parte das estratégias de combate ao crime organizado no Piauí, visando reprimir e prevenir o tráfico de drogas e outros delitos. “Nós percebemos que a juventude precisa de espaços, de oportunidades. Portanto, se o Bar da Thays era um espaço usado para o lazer, mas também para o tráfico de drogas e para a violência, é obrigação do Estado fazer a intervenção para que ele seja requalificado e continue sendo um local para a juventude se divertir, mas sem usar drogas e sem enveredar para o mundo da criminalidade”, frisa o gestor.


  

Rafael Fonteles e Chico Lucas Reprodução

   

O coordenador do DRACO, delegado Charles Pessoa, ressaltou a relevância da ação para a região, especialmente para a comunidade da Madre Tereza, onde o bar servia como ponto de encontro para membros de facções criminosas. Ele mencionou o trabalho de monitoramento desenvolvido nos últimos meses e expressou o compromisso contínuo de combater tais atividades.

  

Delegado Charles Pessoa. Foto: Reprodução

   

Em 2023, a Secretaria de Segurança Pública estabeleceu a Superintendência de Cidadania e Defesa Social (SUCID) com o objetivo de promover ações preventivas ao crime, abordando diversas questões sociais. A superintendente da SUCID, coronel Elizete Lima, explicou que a falta de oportunidades saudáveis na área do esporte e lazer muitas vezes leva os jovens para o caminho do crime, e destacou a importância de transformar espaços como o Bar da Thays em locais de projetos preventivos.

Com a desapropriação, a Secretaria de Segurança planeja estabelecer um Espaço de Convivência para a Juventude em parceria com outras pastas do governo, oferecendo serviços essenciais e promovendo atividades culturais e de saúde mental. Chico Lucas concluiu enfatizando o compromisso em transformar esses espaços em ambientes positivos para a comunidade e para os jovens.

Leia Também

Dê sua opinião: