A presidente do Republicanos no Piauí, a médica Alessya Xavier, filha do falecido conselheiro e deputado estadual por seis mandatos, Xavier Neto, concedeu uma entrevista ao Central Piauí nesta sexta-feira (19). Durante a conversa, Alessya falou sobre sua trajetória no meio político e destacou o avanço do partido no estado. A médica afirmou que não deve disputar as eleições de 2026
"Estive à frente do PL Mulher por oito anos, deixei o cargo em 2021. Nas campanhas do meu pai, Xavier Neto, sempre estive presente, coordenando também as campanhas políticas do meu irmão, Fábio Xavier. Na última eleição, fui coordenadora das campanhas tanto do deputado Fábio Xavier quanto do deputado federal Jadyel Alencar", ressaltou.
Segundo a Dra. Alessya, nas eleições deste ano, o partido Republicanos apresenta 16 candidatos a prefeito em seus municípios, 17 pré-candidatos a vice e mais de 400 candidatos a vereadores em todo o estado. "Acredito que nestas eleições de 2024, faremos história no estado do Piauí".
Jadyel Alencar, deputado federal recentemente saiu do Partido Verde, filiou-se ao Republicanos, partido liderado por sua esposa. A presidente da sigla comentou sobre a chegada de Jadyel, que agora é o único deputado federal do Piauí pelo Republicanos. A líder do partido também destacou a importância das mulheres na composição da legenda.
"Estou muito feliz de estar no Republicanos, pois entendo que aqui as mulheres não são apenas cotas. Fiquei muito triste com o momento que vivenciei recentemente, durante a elaboração das chapas, onde em todos os municípios que visitávamos, sempre havia a questão de conseguir mulheres para compor. Minha missão é que, na próxima eleição, as mulheres não sejam vistas como problemas, mas sim como parte da solução", enfatizou.
A presidente da sigla afirma que não deve disputar as eleições no pleito de 2026 e que pretende ajudar na reeleição do deputado estadual Fábio Xavier e de seu esposo, o deputado federal Jadyel Alencar.
"Na Assembleia Legislativa está descartado, pois há a presença do meu irmão, então acredito que não seria adequado. A nível de Câmara Federal, também contamos com o deputado Jadyel Alencar. Portanto, neste momento, meu trabalho é dar suporte a ambos", declarou ela.
Dê sua opinião: