Sexta, 05 de dezembro de 2025, 09:09
PEC DA BLINDAGEM

Bancada federal do Piauí é detonada nas redes sociais

Todos votaram a favor da proposta e, desde então, vêm enfrentando uma enxurrada de comentários negativos.

Nenhum dos dez parlamentares federais do Piauí escapou das críticas após a votação da PEC da Blindagem. Todos votaram a favor da proposta e, desde então, vêm enfrentando uma enxurrada de comentários negativos e xingamentos em suas redes sociais.

  
CAPA 
 
 
 

A repercussão foi tão negativa que vários políticos decidiram restringir ou desativar os comentários em suas postagens. O deputado Merlong Solano (PT), por exemplo, chegou a publicar um vídeo tentando justificar seu voto, mas o conteúdo foi deletado em menos de uma hora diante da pressão e da reação do público.

É a primeira vez que o eleitorado piauiense se manifesta de forma tão massiva e unificada contra uma pauta votada em Brasília.

A Câmara aprovou o texto original da PEC da Blindagem, que restabelece a votação secreta na análise da abertura de processos contra parlamentares.

A medida teve o aval de 314 deputados e, em uma articulação de lideranças do Centrão, a proposta final prevê que deputados e senadores só poderão ser processados criminalmente após autorização da respectiva Casa Legislativa — Câmara ou Senado, conforme o caso.

De acordo com o texto, a votação será secreta, sem registro nominal dos votos, e deverá ocorrer em até 90 dias.

Veja abaixo alguns prints das reações:

Leia Também

Dê sua opinião: