A audiência que pode definir os próximos passos da extradição de Carla Zambelli (PL-SP) para o Brasil foi suspensa nesta quarta-feira (13) após a ex-deputada passar mal no Tribunal de Apelações de Roma, na Itália. Segundo o advogado Fábio Pagnozzi, ela apresentou um “mal súbito” antes do início da sessão, recebeu atendimento médico e foi levada a um hospital da capital italiana.
De acordo com a defesa, a audiência tinha caráter técnico e previa a apresentação de um perito médico do Estado e de um especialista indicado por Zambelli. O objetivo é avaliar as condições de saúde da ex-parlamentar antes de qualquer decisão sobre a prisão preventiva. A análise médica deve ser concluída antes que haja decisão sobre possível soltura.

Considerada foragida pela Justiça brasileira, Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por coordenar a invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023. Poucos dias após a sentença, ela deixou o país e foi localizada na Itália, onde foi presa no fim de julho, por determinação do ministro Alexandre de Moraes.
A decisão final sobre a extradição depende do governo italiano. O processo segue suspenso até o retorno do ministro da Justiça da Itália, previsto para a próxima semana, quando as atividades administrativas em Roma devem ser retomadas.

Dê sua opinião: