O magistrado piauiense Carlos Augusto Pires Brandão tomou posse nesta quinta-feira (4) como novo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar a vaga deixada pela aposentadoria da ministra Assusete Dumont Reis Magalhães.
Até então desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília, Brandão foi aprovado pelo Senado após sabatina realizada em 13 de agosto, recebendo parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Sua indicação veio a partir da lista tríplice formada pelo Pleno do STJ em outubro de 2024.

A cerimônia de posse foi conduzida pelo presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, que destacou a trajetória do novo ministro, sem discursos formais, limitando-se à leitura do currículo. Herman Benjamin afirmou que Brandão possui trajetória exemplar dedicada à justiça, à democracia e ao desenvolvimento social do país.
Natural de Teresina, Carlos Brandão é mestre em Direito pela UFPE e doutor em Ciências Jurídicas pela UFPB. Ingressou na magistratura em 1997, tornou-se desembargador do TRF1 em 2015 e é professor da UFPI. Com a posse, passa a integrar um dos tribunais mais importantes do país, responsável por uniformizar a interpretação da legislação federal.

Dê sua opinião: