O deputado petista Dr. Vinicius, líder do governo Rafael Fonteles na Assembleia Legislativa do Piauí, comentou nesta terça-feira (2) o início do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus, acusados de tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Segundo o parlamentar, é fundamental garantir que Bolsonaro exerça plenamente seu direito de defesa. “O julgamento do Bolsonaro tem que ser levado como direito à defesa do ex-presidente. Isso é o mais importante. A justiça vai conduzir o processo da melhor forma, aberta a todos os envolvidos nesse plano de golpe de Estado. É uma questão muito séria, que fere a nossa democracia”, afirmou Dr. Vinicius.
O deputado ainda destacou o caráter histórico da democracia brasileira e a importância de não banalizar atos que ameaçam a ordem constitucional. “Nossa geração, que já é pós-ditadura, às vezes não percebe a gravidade da época em que nossos pais e avós viveram. Se Bolsonaro for culpado, será punido; se provar inocência, a justiça deve reconhecer. Mas o direito à defesa precisa ser garantido”, acrescentou.
O processo iniciado nesta terça-feira é conduzido pela Primeira Turma do STF. Bolsonaro e os demais réus respondem por organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado contra o patrimônio da União.

Dê sua opinião: