Durante a abertura do Ano Judiciário 2026, realizada nesta quarta-feira (21), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, confirmou que o desembargador José Wilson Ferreira de Araújo Júnior será o novo presidente da Corte. A vice-presidência e a Corregedoria Regional Eleitoral ficarão com o desembargador Olímpio José Passos Galvão.

A eleição da nova direção ocorrerá por aclamação em sessão administrativa marcada para a próxima segunda-feira (26). A posse está prevista para o dia 8 de abril, com o encerramento do atual mandato.
Segundo Sebastião Martins, a transição administrativa terá início imediato e deverá ser concluída em até 60 dias. “Será uma transição tranquila, pacífica e transparente, com acesso total às informações do Tribunal”, afirmou.
A definição dos nomes ocorreu em votação realizada nesta quarta-feira no Tribunal de Justiça do Piauí. Olímpio Galvão obteve 19 votos, José Wilson Araújo Júnior recebeu 17, e o atual vice-presidente do TRE-PI, Ricardo Gentil, ficou com seis votos. Apesar de liderar a votação, Olímpio assumirá a vice-presidência e a Corregedoria.

Ao comentar o cenário eleitoral de 2026, Sebastião Martins destacou que a Justiça Eleitoral terá como principal desafio o combate às fake news e às irregularidades na propaganda eleitoral. Segundo ele, uma comissão formada por três juízes já foi criada para monitorar propaganda antecipada, pesquisas irregulares e outras infrações. “O Tribunal está preparado e os partidos que descumprirem a legislação serão punidos”, afirmou.
A solenidade de abertura do Ano Judiciário ocorreu no prédio-sede do TRE-PI, em Teresina, e reuniu autoridades dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.

Dê sua opinião: