Governador Rafael Fonteles entrega reforma do novo CAS em Teresina - Política
Quarta, 11 de setembro de 2024, 12:38
TERESINA-PI

Governador Rafael Fonteles entrega reforma do novo CAS em Teresina

O Centro recebeu um investimento de R$ 2.343.534,97, aplicados em infraestrutura, equipamentos e mobiliário.

Na manhã desta segunda-feira (12), o governador Rafael Fonteles, acompanhado pelos secretários da Educação, Washington Bandeira, e da Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, entregou a reforma, ampliação e modernização do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), localizado no bairro Piçarra, zona sul de Teresina.

  

Entrega do CAS Foto: Reprodução.
   

O governador destacou que o CAS do Piauí é o melhor entre os 40 centros existentes no Brasil. “Este centro é disparado o melhor. Temos salas de produção de material em Libras e audiovisual. Esse investimento está alinhado com nossa missão de levar desenvolvimento e governar para todos, sem deixar ninguém para trás,” afirmou Fonteles.

O Centro recebeu um investimento de R$ 2.343.534,97, aplicados em infraestrutura, equipamentos e mobiliário. O espaço, agora climatizado, conta com modernas salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, banheiros com vestiários, refeitório, quadra poliesportiva, estúdio de gravação, e salas especializadas para psicopedagogia, psicologia, fonoaudiologia, além de Núcleos de Convivência e Apoio à Família.

Fonteles ressaltou que a reforma do CAS fortalece a posição do Piauí como referência nacional em atendimento a pessoas com deficiência. Outros investimentos, como o novo Centro Especializado do Autismo, estão em andamento, e o estado planeja expandir o atendimento com cinco novos Centros Integrados de Educação Especial (CIES) em Parnaíba, Picos, Bom Jesus, Floriano e Luzilândia, além de um Centro de Apoio Pedagógico para Deficiência Visual (CAP) em Parnaíba.

O secretário Washington Bandeira ressaltou a importância do CAS na inclusão e capacitação de profissionais como intérpretes e tradutores. “Estamos aumentando a capacidade de atendimento de 320 para 560 profissionais ao mesmo tempo,” explicou Bandeira.

Mauro Eduardo, secretário da Inclusão da Pessoa com Deficiência, destacou a importância da capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). “É essencial que profissionais e a comunidade estejam qualificados em Libras para facilitar a comunicação com pessoas surdas,” frisou.

Carlos Douglas Carvalho de Macêdo, ex-aluno e atual professor do CAS, comentou sobre a relevância do centro em sua vida. “Comecei como aluno aqui e tudo o que aprendi me fez um profissional capacitado. Estou muito feliz por ser agora um professor,” disse Macêdo.

Funcionando desde 2006, o CAS tem mais de 600 estudantes, incluindo 48 surdos. O centro oferece diversos cursos de formação em Libras e educação bilíngue, além de preparação para o Enem e vestibulares.

Leia Também

Dê sua opinião: