A Justiça Eleitoral do Piauí, por meio da 26ª Zona Eleitoral, suspendeu a divulgação de uma pesquisa realizada pelo Instituto IPPI Pesquisa e Consultoria LTDA, pertencente ao empresário Jerfferson Leite. A decisão foi tomada pelo juiz José Cláudio Diógenes Porto, atendendo a um pedido da coligação "Curimatá em Mãos Limpas" (PP/PSD), representada pelo candidato Gutinho (PP).
A coligação, que atualmente ocupa a posição de Situação, questionou os critérios adotados pelo instituto de pesquisa, alegando que os quesitos apresentados eram tendenciosos e poderiam direcionar as respostas dos eleitores. Um dos quesitos criticados perguntava: "E se a eleição fosse entre esses candidatos, em quem você votaria para Prefeito de Curimatá com esses apoios?" As opções de resposta eram: "O candidato Adelmo da Cincal com apoio do governador Rafael Fonteles e Lula?" ou "O candidato Gutinho com apoio de Ciro Nogueira e Bolsonaro?"
A liminar do juiz determinou a suspensão imediata da divulgação da pesquisa, sob pena de multa, conforme o seguinte trecho: "Requer, liminarmente, a suspensão imediata da divulgação da pesquisa registrada sob o nº PI07536/2024, pois há perigo de a mesma manipular a vontade do eleitor, bem como diante dos indícios de manipulação. No mérito, pede a aplicação de multa e a suspensão definitiva da divulgação da pesquisa impugnada."
Assuntos relacionados
Dê sua opinião: