Ministério da Fazenda eleva projeção de crescimento do PIB para 2024 - Política
Quarta, 22 de maio de 2024, 08:46
Política

Ministério da Fazenda eleva projeção de crescimento do PIB para 2024

Segundo a SPE, diversos fatores contribuíram para o aumento das estimativas.

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda aumentou a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano de 2024. De acordo com o Boletim Macrofiscal divulgado nesta quinta-feira (16), a projeção passou de 2,2% para 2,5%.

Em relação à inflação, o documento também trouxe revisões, elevando a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 3,5% para 3,7% neste ano. Essa estimativa está dentro da meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Segundo a SPE, diversos fatores contribuíram para o aumento das estimativas de crescimento do PIB, incluindo o avanço das vendas no varejo e dos serviços prestados às famílias, o aumento na criação de empregos e a expansão das concessões de crédito. Além disso, a recuperação do investimento, impulsionada pela expansão da construção civil e pelo crescimento das importações de bens de capital, também teve influência positiva.

As exportações também foram destacadas como um fator contribuinte para o crescimento econômico, impulsionadas pela recente valorização do dólar.

Por setores da economia, enquanto houve revisões para baixo nas estimativas de crescimento da agropecuária e da indústria, a projeção para o crescimento dos serviços em 2024 foi elevada. Essa expansão dos serviços mais do que compensou as revisões para baixo nos outros setores, destacando-se como um ponto positivo na economia para o período analisado.

Leia Também

Dê sua opinião: