Uma denúncia do site O Globo trouxe à tona um possível caso de desvio de verbas envolvendo ONGs contratadas pelo governo Lula e pelo Ministério do Desenvolvimento Social, liderado pelo senador Wellington Dias (PT). De acordo com a reportagem, verbas estão sendo repassadas para organizações com o propósito de abastecer um projeto social de alimentação, mas as marmitas não estariam sendo distribuídas.
O contrato de R$ 5,6 milhões, assinado em novembro de 2024 no escopo do programa Cozinha Solidária, prevê a distribuição de marmitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio de uma ONG liderada por um ex-assessor petista em São Paulo.
A reportagem de O Globo visitou os endereços apontados como sede do programa Cozinha Solidária, mas não encontrou sinais de produção e distribuição de marmitas.
O Ministério do Desenvolvimento Social afirmou que realizará visitas para averiguar a situação. Nesta quinta-feira (6), o órgão acionou a Polícia Federal para investigar o possível desvio de recursos.
“As denúncias apontadas estão sendo objeto de averiguação, e o MDS já enviou uma equipe ao local nesta quinta, que ficará pelo tempo que for necessário, vistoriando todas as unidades denunciadas”, disse o Ministério do Desenvolvimento Social em nota.
Dê sua opinião: