Sexta, 13 de fevereiro de 2026, 19:31
ELEIÇÕES 2026

Petista descarta impor a aliados que deixem de apoiar Ciro Nogueira

Deputado afirma que respeita a autonomia de prefeitos e lideranças municipais.

No PT, cresce a avaliação de que será difícil garantir que prefeitos e lideranças votem integralmente na chapa majoritária da base governista. Pelo menos é essa a análise do deputado federal Dr. Francisco.

  

Deputado Federal Dr. Francisco PT-PI. Foto: Hanniel Libni

   

O parlamentar afirmou que deputados da base mantêm relações políticas com nomes da oposição, o que considera natural dentro da dinâmica eleitoral, especialmente nos municípios do interior, onde lideranças locais podem optar por dividir votos entre candidatos da base e da oposição.

Questionado sobre pré-candidatos e deputados federais que são da base e ainda assim defendem o nome do senador Ciro Nogueira, Dr. Francisco ponderou que cada parlamentar tem sua própria realidade política. “Cada um tem suas relações. A gente compreende que cada município tem uma história. Eu sou deputado federal, por exemplo, e sou apoiado por vários líderes. Ter o apoio do líder para mim já é importante. Não necessariamente a gente consegue direcionar um líder municipal a seguir todas as orientações que a gente faz em uma chapa que são vários candidatos”, afirmou.

Para ele, é preciso respeitar a autonomia das lideranças locais. “Eu entendo que cada caso é um caso. A gente tem que respeitar também a certa autonomia de alguns líderes”, disse.

Ao ser questionado se exigiria que seus prefeitos deixassem de votar no senador Ciro Nogueira, Dr. Francisco descartou qualquer imposição.

Eleição eu não acredito em voto na exigência, na imposição. Voto é um processo de conquista. Para estimular uma pessoa a sair de casa num domingo e enfrentar fila para votar em presidente, governador, dois senadores, deputado federal e deputado estadual já é algo difícil. A gente tem que escolher prioridades, dialogar, buscar convencimento. Impor, não tem como fazer imposição em eleição”, concluiu.

Leia Também

Dê sua opinião: