Prefeito de Cocal denuncia crime cibernético após suspeitas de desvio de verba da saúde - Política
Segunda, 16 de setembro de 2024, 16:04
COCAL DO PIAUÍ

Prefeito de Cocal denuncia crime cibernético após suspeitas de desvio de verba da saúde

Acompanhado de seu advogado, Ivan Filho, Douglas registrou um Boletim de Ocorrência junto ao delegado geral da Polícia Civil.

O prefeito de Cocal do Piauí, Douglas Lima (PT), alvo de um escândalo divulgado pelo portal Central Piauí, denunciou à Polícia Civil nesta quarta-feira (4) que estaria sendo vítima de uma ação orquestrada pela oposição com o intuito de prejudicar sua imagem. Acompanhado de seu advogado, Ivan Filho, Douglas registrou um Boletim de Ocorrência junto ao delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, embasado no Art. 218-C do Código Penal.

  

Prefeito Douglas Lima registra B.O.
Foto: Reprodução.

   

O prefeito está no centro de uma polêmica que envolve acusações de assédio sexual e o uso indevido de recursos públicos. De acordo com supostas mensagens trocadas entre Douglas Lima e uma mulher, há indícios de que o prefeito teria transferido dinheiro por meio de contas da Secretaria de Saúde do município, o que configura crime.

A mulher envolvida, que não teve sua identidade revelada, afirmou que o prefeito utilizou o perfil de uma página nas redes sociais para insistir nas abordagens, inclusive oferecendo dinheiro em troca de encontros. Segundo ela, Douglas Lima chegou a enviar mensagens via direct, mesmo sabendo que ela era menor de idade. "Fiquei chocada com a atitude dele. Ele usou seu cargo para tentar me comprar, como se eu fosse uma garota de programa", disse a mulher.

O namorado da mulher também disse em entrevista, relatando o ocorrido. "Estávamos de férias em uma praia de Luís Correia, quando minha namorada recebeu mensagens de alguém perguntando se ela estava em Parnaíba e querendo se encontrar. Quando ela recusou, a pessoa insistiu, oferecendo dinheiro. Então, ela bloqueou o número", afirmou o namorado, que preferiu não se identificar por temer represálias.

O casal estava passando férias no litoral piauiense e é originário do Pará.

Entenda o caso

Douglas Lima, que também é candidato à reeleição, foi alvo denúncias de assédio sexual e suposto uso indevido de recursos públicos. O caso ganhou notoriedade após o vazamento de mensagens, áudios e vídeos comprometendo o prefeito. Os conteúdos revelam propostas inadequadas feitas pelo prefeito a uma mulher casada, incluindo ofertas de dinheiro em troca de encontros. O valor oferecido seria proveniente de verbas do Sistema Único de Saúde (SUS), destinadas ao Fundo Municipal de Saúde de Cocal.

A mulher, identificada pelas iniciais F.C.S.S., registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia local, denunciando as investidas do prefeito. Segundo ela, as abordagens começaram em maio de 2024. As mensagens incluem uma oferta financeira em que o prefeito teria afirmado: "Quanto você precisa? Vou mandar 4 mil, e quando você chegar, ajeito mais". Também foram identificados pagamentos feitos via PIX, incluindo uma transferência de R$ 1.000,00 da conta pessoal de Douglas Lima.

O caso está sob investigação na 2ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e Grupos Vulneráveis em Parnaíba. A vítima, receosa de retaliações por parte do prefeito e seus aliados, solicitou medidas de proteção ao formalizar a denúncia.

O que diz o Prefeito

O prefeito da cidade dos Cocais se manifestou através das redes sociais, mas não comentou sobre as transferências realizadas através da conta bancária do município.

“Meus amigos e minhas amigas cocalenses, dirijo-me a vocês publicamente para lamentar a maneira baixa e covarde que o nosso adversário escolheu para fazer sua campanha eleitoral, utilizando ataques pessoais e se esquecendo de que, neste momento, a coisa mais importante são propostas e projetos para o desenvolvimento de Cocal. Nós nunca optamos por esse caminho, mesmo diante de incontáveis denúncias que chegam até nós, por entendermos que, no campo da política, o ataque covarde é sinal de fraqueza e desespero. Somos o melhor time e temos a maioria da preferência, comprovada em todas as pesquisas e em todos os eventos de campanha realizados até aqui. Baixar a cabeça nunca foi do nosso feitio, por isso estamos aqui de cabeça erguida e com o dobro da motivação para seguir com nossa campanha vitoriosa no dia 6 de outubro.”

Confira a matéria de origem na íntegra

Leia Também

Dê sua opinião: