Os desembargadores Ricardo Gentil Eulálio e José Wilson de Araújo Júnior vão concorrer à presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Atualmente vice-presidente da Corte, Ricardo Gentil terá como adversário José Wilson, e ambos já iniciaram conversas em busca de apoio entre os demais magistrados.
A vaga será aberta no dia 5 de abril, com o encerramento do mandato do atual presidente, desembargador Sebastião Ribeiro Martins. Conforme as regras do tribunal, a escolha do novo presidente deve ocorrer até 60 dias antes do fim do mandato, o que indica eleição prevista para o início de fevereiro.

A disputa marca uma mudança em relação a uma prática tradicional no Judiciário, na qual o vice-presidente costumava assumir o cargo sem concorrência. Desta vez, haverá mais de um nome na disputa pelo comando do TRE-PI.
Apesar da concorrência, interlocutores do tribunal apontam que o processo ocorre em clima de respeito e diálogo entre os dois desembargadores, sem registro de atritos durante as articulações internas.

Dê sua opinião: